Conhecer os encantos do Jalapão quase sempre está na lista da maioria dos aventureiros e amantes do ecoturismo. O lugar conta com muitas maravilhas da natureza, desde fervedouros até cachoeiras e atividades radicais como o rafting. Com certeza visitar o Jalapão é uma experiência única e que sempre fica com um gostinho de quero mais. 

Aventura Eco no Jalapão

Quem nunca pensou que gostaria de conhecer melhor o Brasil e seus encantos naturais? Se esse for um dos seus motivos para entrar em uma aventura ecológica, o Jalapão é uma parada obrigatória! 

O Parque Estadual do Jalapão possui muitas maravilhas naturais e pontos turísticos que são imperdíveis para quem se aventura nos arredores do Tocantins.

Desde cachoeiras incríveis até os famosos fervedouros, o Jalapão pode te proporcionar momentos inesquecíveis com a natureza. O ecoturismo é uma prática comum na área, visto que possuem vários instrumentos de conservação. No total são cinco áreas preservadas: 

– Parque Estadual do Jalapão

– Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba

– Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins

– Área de Preservação Ambiental (APA) Serra da Tabatinga

– Área de Proteção Ambiental (APA) Jalapão

Quem está em busca de ecoturismo não pode deixar de conhecer esses encantos que vão desde rafting, camping, cavernas e passeios em carros 4×4.

Cachoeiras no Jalapão

Além dos maravilhosos fervedouros, o parque também possui cachoeiras maravilhosas para serem visitadas e curtir a natureza. 

  • Cachoeira da Velha

Conhecida por ser a maior queda d’água do Jalapão, também é conhecida como mini Foz do Iguaçu por conta do grandioso volume de água. Está localizada no Rio Novo e é possível se aventurar realizando rafting e garantir muita emoção para essa viagem. Apesar de possuir muita adrenalina é um ambiente muito seguro para a atividade, desde que acompanhada por profissionais que são autorizados a realizar a atividade na área.

Rafting na Cachoeira da Velha – Fonte: Tripadvisor
  • Cachoeira da Roncadeira 

Essa cachoeira é uma parada obrigatória para quem parte de Palmas em direção ao Jalapão. Após percorrer 38 km pela TO 030 você chegará ao local de acesso a cachoeira. O local possui estacionamento e restaurante, um ambiente muito acolhedor para os viajantes. 

Por pertencer a uma propriedade privada, é preciso pagar uma taxa de visitação, o que garante sanitários e uma boa estrutura para curtir o local. Para acessar as cachoeiras é necessário percorrer uma trilha na mata fechada, porém o trajeto é bastante recompensador visualmente e tranquilo. 

Turista Vislumbrando a Cachoeira da Roncadeira – Fonte: Safari Dourado
  • Cachoeira do Formiga 

Localizada no Rio Formiga, essa cachoeira é conhecida por suas águas com tons de azul e esmeralda, uma das cachoeiras mais conhecidas e procuradas no Jalapão. Esse espetáculo atende a todos os públicos, desde quem quer mergulhar, até quem pretende ter mais aventura nadando por elas.

Essa cachoeira também está em uma propriedade particular e a taxa de visitação é próximo de R$25,00 mas se você estiver em uma expedição, esse valor geralmente já está incluso. O local ainda conta com estacionamento e um bar. 

Cachoeira do Formiga – Fonte: Viajali

Rafting na Cachoeira da Velha

Ainda na Cachoeira da Velha é possível se aventurar fazendo rafting, garantindo aquela experiência inesquecível! No rafting é possível contemplar a mata ciliar e se divertir no trajeto. 

Este passeio, geralmente, fica disponível no período de 20 de abril até 20 de novembro, de acordo com as condições climáticas do local, quem faz rafting uma vez sempre quer fazer novamente.

Para saber mais sobre esse passeio clique aqui.

Rafting no Jalapão – Fonte: Acervo Particular Novaventura

Como ir até as cachoeiras do Jalapão

Viajar para o Jalapão exige um pouco dos turistas, pois as estradas são de terra e por isso só são permitidos carros 4×4. Seja qual for o seu destino no parque, o mais recomendado é viajar com guias de turismo para ter segurança em todo o trajeto. 

Como o local não tem muitos habitantes, será difícil conseguir ajuda pois ninguém costuma passar nas estradas, além do fato que o sinal de telefonia, na maioria dos locais, não funciona.  

Outro fator importante para os viajantes no Jalapão é levar dinheiro em notas, pois a maioria dos comércios do local não possuem máquinas de crédito e débito, primeiro pelo fato de que o sinal é muito difícil e que a maioria dos comércios não possuem infraestrutura necessária para tal. 

O que levar nos passeios de Cachoeira 

  • Óculos de sol com proteção; 
  • Roupas de banho; 
  • Se possível, sapatos impermeáveis e confortáveis. 

Na maioria das cachoeiras não é permitido levar lanches, porém a maioria dos locais têm restaurantes, bares e lanchonetes perto para que os turistas possam aproveitar e se alimentar. 

É importante ressaltar que não é permitido usar protetor solar, hidratante ou repelente em algumas cachoeiras. 

Para manter o ecossistema do local, cuide com as pegadas deixadas lá, isso é: lixos, plásticos, embalagens… E leve apenas boas lembranças e energias positivas dos locais. 

Estradas do Jalapão – Fonte: Tripadivisor

O que fazer no Jalapão

Se você quer saber mais coisas para fazer no Jalapão, fizemos um conteúdo completo com Dicas do que fazer no Jalapão. Lá você vai saber mais sobre as experiências que o parque pode te oferecer! 

Viajar para o Jalapão é uma mistura de sentimentos e energia boa. O contato com a natureza é recompensador em todos os sentidos, por isso não se esqueça de registrar a sua viagem na memória e nas redes sociais!  

Seja qual for o passeio, não deixe de aproveitar a melhor aventura que o Jalapão pode oferecer, agende agora seu passeio de rafting no Rio Novo! Clique aqui e faça sua reserva!