O Jalapão é um destino para quem é apaixonado pela natureza e seus encantos. Localizado no leste Tocantins, cerca de 350 km da capital Palmas, o local é uma região bastante ampla com aproximadamente 34 mil km² contemplando o conjunto de cinco áreas de conservação e um parque estadual. O local é recheado de aventuras e também de passeios relaxantes para fazer com a família e amigos. No Jalapão é possível encontrar fervedouros, dunas, e até mesmo passeios de rafting em um dos maiores rios de água potável do mundo.

  • Jalapão Fotos 

As fotos do Jalapão são apenas um pedaço do que as maravilhas naturais que o lugar pode proporcionar. É uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza, isso significa que essas áreas são destinadas à preservação da biodiversidade local, não permitindo o uso direto dos recursos naturais existentes. 

Separamos algumas fotos do Jalapão que são capazes de fazer qualquer um querer visitar o local: 

  • Fervedouro do Jalapão 

Os fervedouros são paradas obrigatórias para quem visita o Jalapão. São formados por nascentes subterrâneas que por não terem local para evasão acabam formando uma piscina natural e a pressão da água faz com que seja impossível afundar nas águas desses fervedouros.

Confira as fotos dos principais fervedouros do Jalapão: 

  • Jalapão o que fazer 
  • Assista o pôr do sol nas Dunas do Jalapão e na Pedra Furada

O pôr do sol no Jalapão é uma das maravilhas que devem ser contempladas em uma viagem a este paraíso. A luz do sol refletindo nas areias das dunas criam um cenário deslumbrante para quem visita a região. Na Pedra Furada o encanto fica por conta das erosões causadas pelo intemperismo, onde é possível vislumbrar o pôr do sol através da pedra. 

  • Conheça a Cachoeira do Formiga

Uma das cachoeiras mais famosas do Jalapão, a água escorre por entre as pedras e forma uma piscina natural. É um local tranquilo para visitar com crianças, por exemplo, pois é uma área que não oferece tantos riscos para quem não sabe nadar. Por estar em um local particular, o ingresso para visitação da cachoeira custa em torno de R$20,00 por pessoa. 

Outra dica valiosa é aproveitar para fazer a visitação em dias que não sejam feriados prolongados, pois o número de turistas é bem alto por ser uma das principais atrações do Parque Estadual. 

Caso queira conhecer mais cachoeiras do Jalapão, separamos um conteúdo exclusivo sobre As cachoeiras do Jalapão.

  • Observe o céu à noite

Em qualquer ponto do Jalapão é possível observar o céu a noite e os espetáculos que a natureza pode oferecer. Por estar distante de grandes cidades, o céu tem pouquíssimas taxas de poluentes, o que torna o céu e as estrelas mais visíveis.

Em qualquer lugar que estiver no Jalapão, observar o céu à noite é um dos presentes que o parque pode oferecer. 

  • Faça um rafting no Rio Novo ou no Rio Sono

O rafting no Rio Novo é perfeito para quem procura adrenalina em um ambiente exuberante, e ainda conhece os dos maiores rios de água potável do mundo. Com o Novaventura você garante um passeio cheio de diversão e emoção em quase uma hora de passeio – cerca de 2 km de rio percorrido. Já o rafting no Rio Sono é um passeio realizado para quem prefere relaxar e contemplar as flores e pássaros das matas ciliares. O passeio dura aproximadamente 2h30, percorrendo 12 km do maior rio localizado totalmente em Tocantins. A base do Novaventura é em São Felix do Tocantins, mas também estamos presentes no município de Mateiros desde abril até novembro.

Se você curtiu todas as dicas que preparamos, não fique de fora do nosso rafting no Jalapão. Uma oportunidade incrível para fazer uma aventura com uma paisagem de tirar o fôlego! Clique aqui e agende agora mesmo a melhor experiência do Jalapão!