Que o Jalapão é conhecido pela imensidão de belezas naturais já não é novidade para os apaixonados por aventuras. O parque já foi cenário para novelas e cada vez mais está sendo procurado por viajantes e amantes do ecoturismo.

Separamos os principais pontos que você não pode deixar de conhecer e admirar:

Fervedouros

Um dos principais pontos turísticos do Jalapão, os fervedouros são um dos destinos mais procurados quando o destino é o Parque Estadual. 

Formado por nascentes de rios subterrâneos que, por não terem local para evasão, acabam criando uma piscina natural. Por sua vez, a pressão realizada pela água permite que as pessoas não afundem nas águas

Os principais fervedouros são: 

  • Fervedouro do Alecrim
  • Fervedouro Bela Vista 
  • Fervedouro do Buriti 
  • Fervedouro do Buritizinho 
  • Fervedouro dos Ceiça (ou também conhecido como Fervedouro do Bananal) 
  • Fervedouro do Encontro 
  • Fervedouro do Sono
Imagem do Fervedouro do Alecrim – Fonte: Se Joga no Roteiro

Pedra Furada 

Esta é uma parada obrigatória para contemplar o pôr do sol e aproveitar para registrar o momento com muitas fotos. O pôr do sol no Jalapão é incomparável e ainda mais lindo quando visto pela perspectiva da Pedra Furada. 

Não é atoa que foi um dos cenários escolhidos pela Rede Globo para realizar algumas cenas da novela Outro Lado do Paraíso, escrita por Walcyr Carrasco.

Atores da Novela “Outro Lado do Paraíso” na Pedra Furada/Jalapão – Fonte: Claudia

Dunas 

A união das dunas formadas pela erosão das rochas que formam a Serra do Espírito Santo dão origem a um visual paradisíaco, ainda mais belo em conjunto com o pôr do sol também.

O percurso até o local é feito de carro e no trajeto ainda é possível vislumbrar o lago espelhando a Serra do Espírito Santos e a vegetação composta pelos buritis. 

O acesso a esta maravilha é gratuito e o local permanece aberto até às 18:00. 

Imagem das Dunas do Jalapão no Pôr do Sol – Fonte: Conexão Tocantins

Cachoeira das Araras

A cachoeira das Araras é uma parada estratégica caso um acampamento esteja nos seus planos. Apesar da queda d’água não ser consideravelmente grande, possui um paredão de pedra com muito verde e águas super claras. 

Cachoeira das Araras – Fonte: AluguePousadas

Lagoa do Japonês

Quem conhece a Lagoa do Japonês muitas vezes compara as águas cristalinas e formações rochosas com as encontradas na Tailândia e Caribe

Assim como a maioria dos locais no Jalapão, para chegar até lá será preciso enfrentar estradas de terra com bastante buracos, então a dica é ir com um carro 4×4

Por estar em uma área particular, é preciso pagar uma taxa referente a entrada. O local conta com uma time responsável em guiar os turistas até a gruta, que não pode ser visitado sem acompanhamento dos da equipe local.  

Além disso, é possível realizar mergulho nas águas e o local oferece todos os equipamentos necessários para que seja uma experiência incrível. 

Imagem da Lagoa do Japonês – Fonte: Vai Passear

Rafting no Rio Novo

Se seu objetivo for procurar uma aventura em família, fazer o rafting no Rio Novo com certeza será uma das melhores opções para todos. Além de ter muita diversão, é possível contemplar a mata ciliar em harmonia com a fauna existente no local. 

Com o Novaventura, o percurso dura cerca de 2h30 de descida, sendo aproximadamente 12 km. A atividade pode ser praticada por iniciantes, mesmo sem experiência alguma e com condicionamento físico mínimo. 

O rafting no Rio Novo fica disponível durante todo o ano, então é muito fácil conciliar a aventura com o roteiro em qualquer época do ano.

Pratica do Rafting no Jalapão – Fonte: Acervo Novaventura

Entre cachoeiras, fervedouros e dunas, com certeza o Jalapão é um dos melhores destinos no Brasil. Uma viagem incrível que pode ser feita com a família, amigos e em casal.

Não deixe de aproveitar a melhor aventura que o Jalapão pode oferecer, agende agora seu passeio de rafting no Rio Novo!