Conheça a história da Novaventura Rafting. A única empresa de rafting de Jalapão, no Tocantins. Um local privilegiado por ter locais tão maravilhosos, além da possibilidade de praticar atividades diferentes e inesquecíveis.

O início do Novaventura – Única empresa de rafting do Tocantins!

Em 2010 fui fazer um mestrado de turismo na Espanha e depois no final do ano voltei para o Brasil decidido a começar a trabalhar com rafting no Tocantins, afinal meu projeto de conclusão do mestrado foi justamente um Plano de empresa de uma companhia de rafting no Jalapão.

Início do Rafting Novaventura (e por que no Jalapão) 

Então o plano já estava traçado, agora era chegar na parte da execução. Eu já havia conhecido o Jalapão em anos anteriores ao participar de duas expedições cicloturísticas ao Jalapão. E com o contato que tinha com quem trabalhava com rafting no Tocantins, sempre ouvia falar como os rios do Jalapão eram considerados entre os melhores rios para a atividade no país. Então foi natural escolher o Jalapão como local de trabalho. 

Mas como começar algo totalmente novo sem ter nenhuma referência? e ainda numa atividade de alto risco, em local inóspito e rios muitos perigosos?

Era um grande desafio. Prova disso é que mesmo 10 anos depois, ainda somos a única empresa de rafting do Tocantins.

O primeiro passo foi fazer uma profunda pesquisa na região, achar uma alternativa para começar a praticar canoagem e ir me aprimorando no remo. Por isso passei um ano e meio trabalhando como guia de turismo 4×4 numa empresa chamada Rota da Iguana, para conhecer a região.

Trabalhar nesta empresa me proporcionou a oportunidade de trabalhar no Projeto do Pato Mergulhão, onde tínhamos que fazer longas expedições de caiaque pelos rios do Jalapão. Foi também pela Rota da Iguana que promovi a primeira temporada de rafting de São Felix do Tocantins em 2012.

Nesse entremeio ainda trabalhei como guarda parque na Cachoeira da Velha, e com o salário fui atrás dos equipamentos de rafting usados da antiga Stella Tour, que nesse ponto já havia fechado.

Não posso me esquecer do apoio que tive do Valtecio, o proprietário da Stella Tour nesse começo. Para saber mais sobre a história da Novaventura continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais.